terça-feira, 20 de maio de 2008

Vai botar que cor, querida?

Alright, it’s official: esmalte, pra ser bonito, tem que ter nome cafuçu. Se algum dia uma manicure chegar pra mim dizendo que um esmalte se chama Mutualismo ou Condescendência, eu saio correndo dela. Juro que saio. Dia desses, no salão do Hiper, eu tava lendo a revista Quem, pra saber Quem Faz ou Quem Acontece e balançando a perna no meu gesto típico de impaciência, quando a moça que tava arrancando as carnes em volta do meu dedo me chama de volta ao mundo e diz “Vai botar que cor, querida?” Essa pergunta me deixou meio confusa, i have to say. No tempo em que eu fazia unha com Jau, que é a manicure de Mainha há 25 anos, as opções eram simples: Paris, Renda, La Boheme, Astral, Gabriela e Black. Ah, é claro que tinha um ou outro diferente tipo Dafne ou Licor, mas nada se compara com o que se vê hoje em dia. Pintar a unha de vermelho não é somente colocar um esmalte qualquer e ficar com unhas de Jacutinga, como se dizia nos early 90’s não. Jamais. Se você chegar pra qualquer amiga sua e dizer “Coloquei vermelho”, ela vai dizer sem nem piscar “Qual? Pitanga? Tomate? Desejo?” Confesso que não sei o que é pior: se render ao pomar e à quarta é feira do Carrefour e colocar Pitanga, Tomate, Framboesa ou Maçã do amor ou entrar no clima dos pecados da carne e colocar Volúpia, Malícia, Sexy ou ainda, fazendo o Jorge Amado, Deixa Beijar (isso não parece saído de uma fala de Gabriela – Cravo e Canela?)

Ai ai, e ainda tem os clichês txípicos do gênero néam? Os esmaltes escuros levam os nomes mais, digamos assim, safados porque remetem a uma mulher mais voluptuosa, ousada e moderna (depois de tanto ler coluna social, algumas coisas ficam martelando na sua cabeça). Já os esmaltes claros, rosinhas e transparentes têm nomes mais “etéreos”, dramáticos in a segunda geração romântica way, uma coisa meio nuvens, virgens e ninfas. Por sinal, eu já vi um esmalte chamado Ninfa – lilás, bem clarinho, of course – e tenho quase certeza de que já vi um chamado Nuvem. E tem os beeeeem clássicos né? Fada, Princesa, Angélica, Estrela do Mar... eu poderia listar um bocado, mas já tá ficando tarde e eu já cansei dessa ironia de ver as minhas unhas já descascando apertando o teclado do computador e eu escrevendo sobre esmaltes!

Ah, ia esquecendo:

- Tem aquele esmalte da Risque, Pink Fluor, moça?
- Tem.
- É esse mesmo que eu vou colocar.

Nenhum comentário: