quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Astronauta II

- Vovó, posso perguntar uma coisa a você?
- Pode, querida, claro.
- Você jura que diz a verdade e me explica ela?
- Ela, a verdade? Digo e explico, tá bom?
- Tá. Vovó, você acha certo o pai, a mãe e a escola obrigarem a criança a estudar?
- Por que você me perguntando isso, Sofia?
- Porque eu não acho certo. Eu acho que quem tem que decidir isso sou eu.
- Se você não estudar, nunca vai conseguir ter seu dinheiro e ser igual a seus pais, filha. - Mas você mesma não vive dizendo que tio Francisco nunca estudou e hoje tem casa, carro, filho e tudo que papai e mamãe têm?
- Seu tio teve muita sorte e também é muito inteligente.
- E minha mãe não é inteligente? Você vive dizendo que eu sou muito inteligente, então eu não preciso estudar também!
- Não é assim, Sofia, tem que estudar, sim. Talvez obrigar não seja a melhor forma, mas sua mãe tem de fazer você estudar.
- E se eu não quiser? Se eu quiser ser igual a você ? Você não estudou. Você não é feliz do jeito que é, vó?
- Eu sou, mas se pudesse voltar no tempo, teria estudado e me formado em professora.
- Papai disse que professora ganha pouco.
- É verdade, mas eu ia apenas ajudar seu avô nas despesas da casa e não ia precisar ganhar muito.
- E por que você não estudou? Seu pai não lhe obrigou?
- Meu pai só me obrigou a ser mulher a vida inteira, querida. Obrigou-me a dormir cedo, rir baixo, fazer o jantar dele e usar roupas apertadas. E a perdoar tudo isso. Eu não quero que isso aconteça com você. Nem eu nem sua mãe, que viu isso dentro de casa. Você tem que estudar pra não deixar isso acontecer.
- Ô vó, mas mamãe não dorme cedo, ri baixo, faz o jantar meu e de papai e usa roupas apertadas?
- Sim, mas ela trabalha e tem o próprio dinheiro dela, não depende do seu pai.
- Mas pra mim dá no mesmo. Quase todo mundo que eu conheço que trabalha não precisa estudar.
- Não precisa agora, Sofia, mas aposto que eles tiveram que estudar muito pra chegar a esse ponto.
- E eu não posso ser ao contrário? Trabalhar e estudar depois?
- E você ia trabalhar em quê?
- Sei lá, vovó. Eu queria ser astronauta.
- Ah, minha filha, pra ser astronauta é que tem que estudar mesmo. E estudar coisas bem difíceis, que nem sua mãe, nem seu pai, nem a professora sabem.
- É? Ah, eu sempre achei a lua muito longe mesmo.

Nenhum comentário: